Pele com Rosácea: você sabe o que é? Quais os cuidados que devemos ter?

Olá, amores!

Neste artigo trago alguns pontos importantes sobre a Rosácea!

A rosácea não é uma simples vermelhidão associada à sensibilidade, mas sim uma patologia crônica, de causa desconhecida, que se manifesta em pessoas a partir dos 30 anos. Pode acometer qualquer biotipo cutâneo e ocorre em homens e mulheres.

Suas manifestações incluem telangiectasias, eritema, que pode ser persistente ou transitório, edema, pápulas e pústulas.

Sua fisiopatologia é complexa, existe uma inflamação dos vasos da pele, favorecendo o eritema e os flushing. As pessoas com rosácea se queixam do eritema, queimação e prurido. A rosácea pode aumentar a sensibilidade da pele, ficando mais sensível aos fatores externos como o frio, o vento, o calor, os alimentos picantes e a ingestão de bebidas alcoólicas. Além destes fatores, a pele sofre com agentes cosméticos de tratamento ou de limpeza, neste caso devemos indicar produtos específicos para a pele com rosácea.

A rosácea é dividida em quatro graus:

Rosácea Eritêmato-telangectásia:apresenta eritema (vermelhidão) e telangiectasias (vasos aparentes). Podem ocorrer períodos de flushing facial, desencadeados por estresse, alimentos picantes, bebidas alcoólicas, atividade física, alterações de temperatura.

Rosácea Pápulo-pustulosa: apresenta eritema e lesões semelhantes a da acne, com pústulas e pápulas.

Rosácea Fimatosa:apresenta eritema e se caracteriza pela presença de fima, que leva ao espessamento da pele do local afetado. Os locais mais comuns são o nariz (comumente chamado de Nariz de Rinofima), a região frontal e as maças do rosto. O tratamento deste espessamento é feito por meio de processo cirúrgico. O rinofima é muito comum no sexo masculino.

Rosácea Ocular:as pessoas que apresentam este tipo de rosácea podem sentir queimação, sensibilidade à luz, sensação de que tem algo nos olhos.

 

O tratamento da rosácea varia de acordo com o grau. Seu diagnóstico é feito pelo médico dermatologista, assim como as possíveis terapêuticas tópicas e orais.

Entre os germes que podem estar relacionados à rosácea, dois se destacam: o ácaro Demodex folliculorum e bactéria Bacillus olenorius, ambos normalmente presentes na nossa pele.

Mas, o que nós profissionais da área da Estética podemos fazer?

É muito comum encontrar em nossos pacientes a Rosácea Eritêmato-telangectásia, que tem por característica vermelhidão e vasos mais aparentes. Neste caso, a avaliação bem feita e completa, e um possível diagnóstico anteriormente feito pelo médico dermatologista, já nos indicam os cuidados que devemos ter.

Algumas características da pele com rosácea:

– Tende a ser mais oleosa: como já mencionado a rosácea acomete todos os fototipos, mas, em alguns casos, tende a aumentar a atividade das glândulas sebáceas, devido ao aumento da vascularização, consequente aumento da temperatura da pele.

– Com aumento da produção de sebo, podemos ter quadros de pápulas e pústulas.

– A pele com rosácea sempre se apresenta com temperatura elevada e com longos períodos de flushing.

– A pele com Rosácea é uma pele com características de muita sensibilidade. Pense sempre em uma pele inflamada.

 

Vamos aos tratamentos!

A rosácea é uma patologia crônica, neste caso, devemos cuidar da pele e orientar nosso cliente que evite alimentos picantes, bebidas alcoólicas, estresse, cosméticos inadequados, atividade física intensa, temperaturas altas e vento gelado.

Existem alguns medicamentos tópicos que são indicados pelo médico dermatologista, sendo os mais comuns o ácido azelaico, o metronidazol, o peróxido de benzoíla e os retinoides.

As terapêuticas a laser também são indicadas, como laser NdYA, a Luz Pulsada e o Pulsed Day Laser (todos devem ser realizados em consultório dermatológico).

Já os tratamentos estéticos devem normalizar e melhorar a resposta imune da pele, diminuir edema e vermelhidão e reforçar o mantohidrolipídico, aumentando a hidratação da pele e, assim, contribuindo para a melhora do aspecto geral da pele. Uma pele bem hidratada é uma pele saudável!

Por isso, invista em ativos que favoreça ação: Vasoprotetora, vasoconstrição, adstringentes, calmantes e descongestionantes  anti-inflamatórias, otimização da resposta imune da pele.

Ativos:

Vasoprotetores -aumentam a resistência capilar, reduzindo sua fragilidade. Ex.:castanha da índia e rutina.

Neoskin – possui ações anti-séptica, anti-inflamatória, regeneradora e antioxidante/ promove o fortalecimento dos vasos sanguíneos e a rápida reparação de tecidos danificados.

ABYSSINE 657 –diminui a irritabilidade, reatividade, desconforto e acalma peles sensíveis, reativas e que fazem uso de isotretinoína oral; promove proteção das células de langerhans e reduz o eritema de peles que se expuseram ao sol; melhora a capacidade e modula o sistema imune cutâneo.

MDI Complex – aumenta a resistência cutânea; reduz o aparecimento de telangiectasias; protege a pele de irritações, melhora olheiras e reduz o aparecimento de rosácea.

Ácido Hialurônico –proporciona hidratação de impacto, resultado da sua alta afinidade com a molécula de água, conseguindo assim absorver a umidade do ambiente e mantê-la constante na pele, equilibrando os níveis de hidratação cutânea.

Aloe Vera – calmante, anti-inflamatório, regenerador, antioxidante natural, suavizante, cicatrizante e refrescante.

Aquaregul K – age sobre os canais de aquaporina, aumentando o fluxo de água entre os meios intra e extracelular, promovendo hidratação imediata e de longa duração.

Rosage – promove vasoconstrição e reduza vermelhidão.

Biophytex – ativo rico em saponinas, flavonoides que fortalece os capilares e promove efeito calmante.

Alpha Bisabolol- Obtido a partir do óleo da candeia, apresenta propriedades antiinflamatórias, bactericida, cicatrizante e antimicótica.

Extrato de Camomila- Anti-inflamatória, cicatrizante, calmante, emoliente. Indicado para peles sensíveis e delicadas.

Tratamentos Estéticos

É muito importante lembrar que o diagnóstico da rosácea é feito pelo Médico Dermatologista.

Nosso papel como profissionais de estética é melhorar a qualidade da pele, hidratando, normalizando o tecido, diminuindo a oleosidade da pele.

Quando a rosácea encontra-se ativa é importante lembrar que devemos sempre prezar por tratamentos mais calmantes e suaves. Segue alguns exemplos de tratamentos:

Hidratação facial: reposição de água e estímulo à função barreira contribuem para o estado saudável da pele. Para realizar protocolos de hidratação é importante evitar esfoliantes agressivos e massagens vigorosas. Usar ativos calmantes e produtos específicos para pele sensível.

Existem alguns equipamentos que ajudam a normalizar a pele com rosácea, como a microcorrentes: estimula o processo de normalização do tecido, aumenta ATP celular, estimula o processo de cicatrização.

A drenagem linfática facial diminui a retenção de líquidos, evitando edema, auxilia a eliminação de toxinas.

Laserterapia de baixa potência não produz nenhum efeito térmico considerável e suas reações são basicamente de fotoestimulação celular. Assim, estimulamos energia celular, estimulo de colágeno, controle de acne, melhora da qualidade da pele como todo.

O importante é prezar sempre por procedimentos suaves, lembrando que a rosácea tem por característica ser uma pele inflamada.

A indicação home care conta muito, e segue abaixo uma lista de produtos, que são fáceis de encontrar, para cuidar da pele com rosácea!

1- La Roche Posay: Rosaliac Ar Intense da La Roche Posay é um gel para rosáceas que trata a vermelhidão na origem e previne o reaparecimento.Sua fórmula possui um complexo que combina 2 ativos para acalmar a pele de forma intensiva:  Inovação Ambophenol: poderoso extrato natural rico em polifenóis que age de forma eficaz para acalmar a pele. Água Termal de La Roche-Posay: com ação calmante e suavizante.

2-  Rosaliac CC Cream: CC Cream com FPS 30. Específico para pele sensível e reativa.

3- Clinique Redness Solutions Daily Relief: Linha de cuidado específica para pele sensível e com rosácea, com fórmula extra rica e oil-free, acalma instantaneamente peles que sofrem de vermelhidão persistente (rosácea). Alivia a vermelhidão aparente e deixa uma sensação de conforto na pele. Com o uso contínuo, ajuda a melhorar as condições da pele, reduzindo a aparência dos vasos capilares visíveis. Indicado para todos os tipos de pele com rosácea.

4- Pro-Calm Creme Roc: Desenvolvido para peles sensíveis e sensibilizadas, Pro-Calm Creme Roc possui uma fórmula potente de alta tolerância com a exclusiva tecnologia Feverfew PFE, extrato de Camomila com ação calmante, que contribui, de forma eficaz, na recuperação da pele danificada, reduzindo ativamente a vermelhidão e a sensação de calor e ardor, proporcionando sensação de conforto.  Pro-Calm Creme Roc não possui parabenos, fragrância e corantes.

5- Linha Bio Sensi Bioage: Linha composta por sabonete, tônico e creme hidratante com ação antiinflamatória. Rica em ativos hidratantes, descongestionantes, cicatrizantes, fortalecedor da parede do capilar sanguíneo . Pode ser usados por gestantes. Não contém parabenos, álcool e corantes.

6- Redukine Ada Tina: Hidratante antivermelhidão para peles sensibilizadas e com irritação causada pelo ressecamento intenso. Ada Tina Redukine Crema alivia a irritação e seus sinais em 30 minutos, além de reduzir significativamente a vermelhidão. Livre de parabeno, fragrância e óleo mineral, possui ação calmante e é indicado após procedimentos como depilação, peeling, laser entre outros.

7- Antirougeurs Fort Concentrado Intensivo Calmante:Benefícios Melhora a microcirculação cutânea graças à forte concentração em extracto de Ruscus, enriquecido em saponinas. Suavizante: Rico em Água termal de Avène, devolve o conforto e proporciona a sensação de alívio imetiato. Descongestionante: Graças ao seu elevado teor em Sulfato de dextrano. Possui uma fórmula altamente concentrada que proporciona uma ação intensiva calmante Sua textura leve e confortável deixa um toque aveludado na pele.Livre de parabenos.

Compartilhe e deixe seu comentário!

 

Grande beijo!

 

Juliana Perardt

Juliana Perardt

Apaixonada pela Estética. Sou esteticista, geminiana, amante do rock ’n’ roll e corrida. Professora do Curso Superior de Estética. Ministro cursos de aperfeiçoamento destinados a profissionais de Estética, com 10 anos de experiência.

Website: http://www.julianaperardt.com.br