Estética: A profissão que escolhi para a vida!

Olá, meus amores!

Este é o primeiro artigo oficial em 2017!

Quero falar aqui, um pouquinho da profissão que escolhi para a vida, a Estética!

Ser esteticista hoje é desafiador!! Primeiro, pelo histórico de lutas para o reconhecimento da nossa classe;segundo, por brigar com unhas e dentes defendendo o que é nosso, por uma estética justa, científica e ética!

A profissão de Estética passou a ser no Brasil a menina dos olhos da oportunidade, visto que nos últimos anos é uma das profissões que mais cresce, e, segundo as últimas pesquisas, as áreas de saúde e bem-estar está entre as profissões do futuro no Brasil!

Eu fico muito feliz com esta previsão, por vários motivos: as pessoas estão procurando e entendendo que a Estética é sim área da saúde, que a estética é vista de forma preventiva e não supérflua como se pensava há um tempo, que o profissional está cada vez mais preparado e capacitado para atender a população. Neste caso, ainda pela falta de regulamentação, as pessoas sofrem certos riscos por profissionais que não têm formação suficiente para atuar como Esteticista; infelizmente este cenário só mudará após a regulamentação.

Falando em regulamentação, este último ano de 2016 foi um ano mágico para nós, esteticistas, em que por unanimidade o nosso projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados. Fico até arrepiada e emocionada só de lembrar! Que momento mágico!

Garra é uma das atribuições do Esteticista, batalhador, dedicado, estudioso….

O esteticista acorda super cedo para logo,às 8 horas,fazer a primeira drenagem, mas para isso ele chega às 7h30 para arrumar a sala, colocar um aroma ambiente, colocar o jaleco, arrumar a luz, o som para que o cliente entre na sala e relaxe, se entregando ao momento. Esta jornada se repete entre cada cliente, até que chegue o próximo e o próximo…. E muito rápido já se passou o dia e logo chega a noite. O esteticista vai deixar tudo organizado, para que no outro dia inicie a sua jornada. Depois de um dia cheio, ele ainda vai cuidar da sua família ou vai estudar (sim, muitas alunas tem esta jornada), e sem contar no cursos de domingo! Lembra-se de que falei que estudar é umas das atribuições do Esteticista? Sim, e como estudamos, heim!  Além dos congressos no Brasil afora que ocupa nosso final de semana!

Isso só acontece porque somos movidas a paixão!

Emociono-me ao escrever este trecho, porque é assim o nosso dia, cheio de emoções, entrega, conversas, toque…ah, o toque!! Na minha opinião, o que de melhor o Esteticista faz é tocar. Como é expressivo o poder das nossas mãos em uma época de modernidades e equipamentos de última geração!O toque é a tecnologia de ponta, e sabe por que? As pessoas querem o toque, o carinho, o contato, o acolhimento que só as mãos trazem.

Poderia me demorar escrevendo muito mais sobre a profissão do Esteticista, e ainda faltou falar daqueles esteticistas que se dedicam a ensinar e a formar outros Esteticistas, assim como eu, mas este é um artigo à parte.

Quero finalizar desejando um dia incrível, que este ano seja o ano da nossa vitória, que cada um de vocês tenha mais sucesso e prosperidade em 2017.E hoje, no nosso dia, sejamos gratos pela oportunidade de transformar a vida das pessoas, sim transformar a vida das pessoas!

Muito obrigada por este ano, e aguarde que virão muitas novidades ainda em 2017, para que cada vez estejamos mais juntas e conectadas, por uma estética científica e ética!

Gratidão!

 

Juliana Perardt

 

 

 

 

 

Juliana Perardt

Apaixonada pela Estética. Sou esteticista, geminiana, amante do rock ’n’ roll e corrida. Professora do Curso Superior de Estética. Ministro cursos de aperfeiçoamento destinados a profissionais de Estética, com 10 anos de experiência.

Website: http://www.julianaperardt.com.br