Hidratação Cutânea – Entendendo a importância de uma pele hidratada!

Quando pensamos em uma pele hidratada, logo vem à mente pele macia, com brilho natural e saudável.  Acho que algumas pessoas não pararam para pensar, mas pele hidratada = pele saudável.

A hidratação protege a pele da irritação, dos efeitos da poluição, do envelhecimento precoce, das infecções e do ressecamento.  A hidratação é fator importante na manutenção do estrato córneo, camada responsável pela proteção da nossa pele.

lavar-rosto-9

Para que nossa pele fique hidratada, é necessário cuidá-la e protege-la do vento, do sol, do frio, do ar seco, da poluição e de outros fatores que favorecem a desidratação.

Segundo Ribeiro (2010), a pele se mantém hidratada graças à presença de lipídios secretados pelas glândulas sebáceas, à matriz lipídica intercelular na camada córnea, ao fator natural de hidratação, ou Natural Moisturinzing Factor (NMF), à presença da integridade dos corneodesmossomas – responsáveis pela coesão do extrato córneo e as aquaporinas.

A hidratação sofre variação de acordo com umidade do ar, capacidade de evaporação, transporte de água das camadas mais profundas para as mais superficiais da pele e a capacidade de produzir lipídios que fazem parte do manto hidrolipídico.

A glândula sebácea, também é responsável pela hidratação da pele. Este conteúdo lipídico, que é produzido pela glândula, forma um filme lipofílico, o que favorece na retenção de água na pele.

Durante a formação da camada córnea, os queratinócitos produzem e secretam para os espaços intercorneocitários uma mistura de lipídios formada, principalmente, por ceramidas 40%, ácidos graxos 20% e colesterol 25%. Pode-se encontrar ainda sulfato de colesterol, fosfolipídios e glicoceramidas. (RIBEIRO, 2010)

Um exemplo muito prático que gosto de citar é quando lavamos louça. Você sente sua pele  ressecada, áspera, e é isso que acontece com a nossa pele, principalmente no inverno, quando tomamos banho com água quente. Quando usamos detergente de lavar louça, a água quente no banho ou produtos que não são adequados para realizar a higienização, acontece uma redução nos níveis de ceramidas, levando à desidratação.

Manter a pele hidratada é tão importante que se torna necessária para que a renovação da pele aconteça a cada 28 dias.

No ano de 2003, o cientista americano Peter Agre foi homenageado com o Prêmio Nobel de Química, ele descreveu o sistema de irrigação dos tecidos do corpo humano. Desde a sua descoberta, as pessoas começaram a entender uma nova proposta de hidratação e rejuvenescimento. As aquaporinas formam canais de água que são responsáveis pelo transporte de água e pequenos solutos. Na nossa pele, as aquaporinas identificadas é a AQP3 ou aquaporina 3, a única presente e encontrada nos queratinócitos. Quando ocorre a diminuição dessas proteínas na pele, ocorre um desequilíbrio, o que sugere diminuição da hidratação cutânea. Fatores como exposição solar e o envelhecimento contribui para a diminuição.

Como identificar uma pele desidratada?

pele-rosto-ressecada-inverno-cuidados

Observando se há coceira, queimação, rugas e aumento das linhas de expressão, aspereza e, em alguns casos, vermelhidão.Hoje existe disponíveis no mercado uma infinidade de produtos que aumentam a hidratação, bem como sua manutenção.

Os cosméticos agem através de três mecanismos principais:

Hidratação por oclusão: quando usamos cosmético que forma filme graxo/lipofílico que impede a passagem da água.

Bons exemplos são óleos vegetais, uva, macadâmia, amêndoas doce, rosa-mosqueta.

Hidratação por umectação: quando usamos um cosmético que retém água da fórmula, da atmosfera e água do estrato córneo. Geralmente este cosmético fica de maneira superficial no estrato córneo.

Bom exemplo é o ácido hialurônico.

Hidratação ativa: quando o cosmético permeia a camada córnea e em toda a extensão da pele.

Bom exemplo é a Ureia.

O importante é hidratar!

hidratacao-peleDevemos cuidar também da hidratação dos lábios. Os lábios tem uma pele muito fina e não possuem glândulas sudoríporas e nem sebáceas. Por isso, é importante usar produtos hidratantes para lábios, batons com hidratantes e usar protetor solar.

Como falei anteriormente, temos várias opções no mercado para hidratar a pele. O importante é desenvolver um hábito saudável.

Procure um Esteticista, ele poderá lhe orientar com relação ao melhor hidratante facial e corporal, além de poder realizar um tratamento de hidratação, que vai te deixar com a pele linda.

  • Evite: água quente para lavar corpo e rosto, produtos que não sejam adequados para o seu tipo de pele, hidratante de baixa qualidade, lavar louças sem luvas e expor-se ao sol sem protetor solar.

Espero que você tenha compreendido a importância da hidratação para o bom funcionamento da cútis.

Com carinho,

Juliana Perardt

Juliana Perardt

Apaixonada pela Estética. Sou esteticista, geminiana, amante do rock ’n’ roll e corrida. Professora do Curso Superior de Estética. Ministro cursos de aperfeiçoamento destinados a profissionais de Estética, com 10 anos de experiência.

Website: http://www.julianaperardt.com.br