Como Manter a Pele Linda e Saudável Durante o Carnaval?

Olá, Profissional de Estética! Tudo bem? 

O carnaval chegou!!!

É a festa do ano mais aguardada por milhares de pessoas. Mas é preciso tomar alguns cuidados básicos se queremos manter a nossa pele saudável e bonita. Às vezes, exageramos em alimentos gordurosos, doces, no álcool, tomamos pouca água e nos esquecemos do protetor, mas existem cuidados que são primordiais e que não podem ser esquecidos, nem mesmo na folia.

Por isso, eu fiz uma lista de cuidados que precisamos ter antes, durante e depois do carnaval.

Jamais se esqueça de usar o protetor solar. Ele é responsável por filtrar a incidência dos raios solares, evitando efeitos negativos como queimaduras, manchas, envelhecimento precoce etc.   

Reprodução: Diário Online DOL
  1. Hidrate-se. A hidratação é fundamental para o melhor funcionamento do corpo e também da pele. Um corpo bem hidratado por consequência possui uma pele bem hidratada, por isso não se descuide da água.
  2. Remover a maquiagem de forma adequada antes de dormir faz toda a diferença. Você poderá usar, primeiramente, um lenço umedecido para retirar o excesso da maquiagem. Esta dica é muito bacana para quem vai usar e abusar do glitter. Após, use o demaquilante indicado para o seu tipo de pele, e para a região dos olhos escolha o demaquilante próprio. Você pode usar também no lugar do demaquilante a água micelar, que possui ação antioxidante, calmante e hidrante. Para finalizar a remoção da maquiagem, faça a higienização, que você confere na próxima dica.
  3. Higienize a sua pele antes de dormir. Esse passo fará com que as impurezas acumuladas durante a folia sejam eliminadas, fazendo sua pele respirar e se renovar durante o sono. Use um sabonete próprio para o seu tipo de pele, complemente a limpeza com o tônico ou água termal. Com a pele bem limpa, finalize com um bom hidratante. Eu falo melhor sobre o passo a passo da limpeza diária da pele nesse artigo.
  4. A alimentação para essa época ano pode ser ou não um aliado. E o sucesso absoluto dependerá das escolhas que você irá fazer ao se alimentar. Para não estragar a folia, prefira alimentos leves que evitam a intoxicação e que dão energia:
  • Cereais integrais darão energia para curtir cada segundo de folia;
  • Alimentos ricos em potássio e vitamina C auxiliam no bom funcionamento muscular e possuem ações desintoxicantes;
  • Alimentos grelhados ou assados deixam a alimentação mais leve;
  • Caldos ajudaram na reposição da energia no dia seguinte;
  • Frutas e legumes que possuem uma grande quantidade de água, como melancia, melão, chuchu, etc., ajudarão você a se manter hidratado.

A folia acabou, então é hora de fazer um detox para a pele e o corpo.

  • Para a pele, podemos fazer tratamentos estéticos específicos, com máscaras e outros produtos detox que auxiliarão na eliminação das toxinas.
  • A limpeza de pele também contribui para eliminar a sujidade, equilibrar a hidratação e a oleosidade.
  • Para o corpo, invista na drenagem linfática. A técnica ajuda a eliminar a  retenção de líquidos e toxinas.
  • Podemos aliar os tratamentos com alimentos que têm a função de desintoxicar como chá verde, aspargos, abacate, brócolis, beterraba, repolho, alho, gengibre, couve, limão, açafrão, agrião, água, entre outros.

Agora que você já sabe como cuidar da sua pele durante e depois do carnaval, é só aproveitar e curtir muito!

Grande beijo!

Juliana Perardt

Juliana Perardt

Apaixonada pela Estética. Sou esteticista, geminiana, amante do rock ’n’ roll e corrida. Professora do Curso Superior de Estética. Ministro cursos de aperfeiçoamento destinados a profissionais de Estética, com 10 anos de experiência.

Website: http://www.julianaperardt.com.br