Indicação Home Care: 4 dicas para realizar uma indicação de sucesso!
Vender ainda é um tabu para muitos profissionais de estética!
Acredite! Já tive muita dificuldade em vender produtos home care, e até mesmo os meus serviços. Mas hoje em dia isso mudou e quero compartilhar com você algumas dicas que me ajudaram.
Quando realizamos a indicação home care ou orientação cosmética, o principal objetivo é potencializar os resultados do tratamento que você está fazendo. Num segundo momento, você fideliza seu cliente, pois ele compreende que você dedica uma atenção especial. O fato de você aumentar seus lucros será mera consequência de um trabalho de orientação eficaz e dedicação.
Para que possamos realizar uma indicação de sucesso, é importante compreender alguns pontos:
– Realizar uma avaliação completa e detalhada. A avaliação é extremamente importante para escolher qual melhor tratamento a ser realizado por você em seu consultório/cabine.
– Com a avalição, você vai identificar qual a queixa do seu cliente, podendo direcionar melhor o seu tratamento.
– Na avaliação, você irá detectar o biotipo cutâneo, distúrbios de pigmentação, alterações vasculares, patologias cutâneas e realizar a indicação a outros profissionais se necessário.
* Lembre-se de que ninguém conhece tão bem a pele do seu cliente quanto você!
Uma pergunta indispensável durante a avaliação: quais produtos seu cliente costuma usar?
Muitas vezes nossos clientes compram um monte de produtos cosméticos e usam cada dia um produto diferente, ou, muitas vezes, se esquecem do protetor solar ou até nem verificam a validade dos produtos que tem em casa.
Uma coisa que gosto de fazer é pedir para o cliente trazer todos os produtos que ele gosta ou que tem em casa, essa é uma boa maneira de não empurrar produtos. Você os avalia e explica se tem algum que pode ajudar no tratamento proposto ou não, e assim faz a indicação home care com base no tratamento estabelecido.
Ainda caberia uma segunda pergunta: qual a rotina de cuidados? Seu cliente tem mais tempo pela manhã ou à noite? Ele já tem hábito de se cuidar ou quer começar agora?
Estas perguntas nos dizem um pouco da rotina e o que indicar para cada período do dia.
E qual seria a ordem para uma indicação de sucesso?
Passo 1: com certeza é o Fator de Proteção Solar. Seja qual for o tratamento proposto o protetor solar é indispensável.
Passo 2: higienizante adequado. É muito importante higienizar o rosto com sabonete específico para cada tipo de pele. Um sabonete muito agressivo favorece o desequilíbrio da função barreira e com isso a pele pode ficar mais oleosa ou mais seca.
Passo 3: cosmético de tratamento. Neste momento é importante indicar um cosmético de tratamento, seja clareador, hidratante, secativo, anti-inflamatório ou anti-age.
Passo 4: tônico. Sabemos da importância do tônico para equilibrar o pH da pele e reestabelecer a função barreira.
O porquê desta sequência?
Se nosso cliente consegue usar protetor solar diariamente, higienizar a pele com sabonete adequado fica muito fácil para inserir o cosmético de tratamento e, num segundo momento , inserir o uso do tônico.
Essa sugestão de indicação home care é para quem não tem nenhuma rotina ou hábito de cuidar da pele. E pode ser um início para você que ainda é tímida ou tem medo de realizar a indicação home care. Comece pelo básico e aos poucos você consegue inserir todos os cosméticos que serão necessários durante o tratamento.
*Dica importante é conhecer os produtos que vendem em farmácias ou lojas de cosméticos, mas, principalmente, a linha de cosméticos que você costuma usar e confia.
Lembre-se de que você deve conhecer a rotina do seu cliente, pois não adianta vender todos os itens se ele não usar!
Estimule uma rotina saudável de cuidados, pergunte, elogie…
Assim, você terá ganhado muito mais que lucro, terá ganhado a confiança do seu cliente, e as vendas serão automáticas.
Um grande abraço,
Juliana Perardt