Envelhecimento Digital? Quais Efeitos da Luz visível Sobre a Pele?

Olá Esteticistas e Profissionais de Estética!

Todo mundo sabe que o sol é um grande vilão por conta dos efeitos nocivos da radiação UVA e UVB, mas enfrentamos também outro vilão silencioso: a Luz Visível.

A luz visível é a luz que enxergamos a olho nu, ou seja, é a luz do computador, das lâmpadas artificiais, do smartphone, dos tablets.

A luz visível penetra de maneira mais profunda na pele gerando mais radicais livres (moléculas nocivas que aceleram o envelhecimento da pele). A exposição a esta luz pode desencadear ou piorar quadros de melasma e outras manchas escuras na pele.

Em um estudo feito pela USP (Universidade de São Paulo), os pesquisadores sugeriram que a luz visível pode causar os mesmos danos que a radiação ultravioleta, isso porque interagem diretamente com o DNA estimulando a síntese de melanina.

Não tem desculpa, mesmo que estejamos em ambiente fechados sem a luz do sol é importantíssimo o uso do FPS. Reforço: pessoas que estejam fazendo tratamentos para manchas na pele ou peelings devem ter cuidado redobrado.

Para se proteger, é necessário usar protetor solar com amplo espectro de proteção mínimo, FPS 60, e usar a quantidade ideal de 1g na face. O ideal é investir em filtros físicos que refletem a radiação. A maioria dos filtros solares vem com dois tipos: físicos e químicos.

  • Filtros Químicos: Contém moléculas que absorvem a radiação ultravioleta, transformando –a em radiação de baixa energia, impedindo sua absorção na pele.
  • Filtros Físicos: Composto por minerais como dióxido de titânio e óxido de zinco, os raios batem e são refletidos. Sua formulação não penetra na pele (ideais para pessoas alérgicas, crianças, gestantes)

Invista em protetores com pigmento, e complemente a proteção usando filtro solar em pó.

Caso você prefira usar base, ela deve ser de boa qualidade e mais grossinha. O ideal é usar protetor solar incolor e a base e o pó por cima.

Além da base, existem os BB creams e CC creams que são bases com cor e alta proteção solar, são ideais para serem usados durante o dia e durante a noite também.

Além de usar o filtro solar, invista em chapéu, óculos de sol, evite exposição solar entre as 9h e 16h, invista em antioxidantes tópicos e tenha rotina de cuidados saudáveis com a pele.

Seja na praia, no campo, nas tarefas do dia a dia ou em casa é importantíssimo usar o protetor solar e, além do sol,lembre-se de que temos o outro vilão que é a luz visível!

Oriente suas clientes, principalmente aquelas que estão em tratamentos de peelings e manchas na pele.

Grande beijo!

Juliana Perardt

 

Juliana Perardt

Apaixonada pela Estética. Sou esteticista, geminiana, amante do rock ’n’ roll e corrida. Professora do Curso Superior de Estética. Ministro cursos de aperfeiçoamento destinados a profissionais de Estética, com 10 anos de experiência.

Website: http://www.julianaperardt.com.br