Dicas de Óleos Essenciais para deixar sua sala mais aconchegante!

Hoje este artigo é especialmente para Esteticistas e Profissionais da área da estética que desejam fazer uso dos óleos essenciais durante seus atendimentos, proporcionando uma experiência de relaxamento e cuidado.

Mas ao usar os óleos essencias de certa forma você já está realizando uma técnica de Aromaterapia, que visa a utilização de óleos essenciais para efeitos físicos e emocionais. Existem várias tecnicas de aplicação dos óleos essenciais que visam relaxamento, diminuição da ansiedade e outros efeitos importantes.

O óleo essencial é um principio ativos natural proveniente das plantas aromáticas e medicinais. São a forma mais concentrada de ativo vegetal para uso humano.

 

oe-tea-tree

Sua utilização nas terapias de estética e beleza, têm se tornado cada vez mais comum e a busca por profissionais habilitados a trabalhar com aromaterapia também. O importante é compreender como usar deste recurso natural para potencializar os nossos tratamentos em consultório.

Uma das técnicas mais fáceis para quem deseja trabalhar com a Aromaterapia é difusão aérea, que  tem como finalizade atingir o olfato ou sistema respiratório para transmitir as propriedades dos óleos essenciais.

 

Existem vários tipos de difusores, os mais utilizados são os de cerâmica, que pode ser frio ou quente. Na  difusão a frio, usamos a cerâmica com lado poroso o que facilita sua volatização, porém neste tipo de difusor só podemos usar 1 tipo de óleo essencial. Ideal para pequenos ambiente como as nossas salas de atendimento. Na difusão a quente, o ideial é usar cerâmicas esmaltadas, evitando o acúmulo de resíduos.

 

_ceramica-cairo-01-linha-ceramica-cairo-difusor-a-vela-aromagia-decora-ilumina-aromatiza-ambiente

Devemos usar no máximo 10 gotas de óleo essencial. O ideal é que o difusor esteja mais próximo do chão possível.

Abaixo separei alguns óleos que podem ser usados para estimular uma experiência de relaxamento, harmonia, paz e tranquilidade.

Estes óleos desempenham outras funções, que variam de acordo com sua aplicação. Aqui minha sugestão é para estes óleos sejam usados com difusores, realizando assim a técnica de difusão aérea.

Confira minha sugestão:

Gerânio: Ajuda a criar uma atmosfera afetiva.

Grapefruit: Tem aroma fresco e leve. Ajuda a evocar sentimentos de alegria e motivação.

Laranja Doce: Ajuda a evocar memórias positivas relacionadas a felicidade.

Lavanda: Calmante e tranquilizante. Proporciona paz e harmonia.

Palmarosa: Proporciona conforto. Fortalece o corpo e a mente. Relaxante.

Bergamota: Antidepressivo. Deve ser utilizado para pessoas em estado depressivo ou com problemas para dormir, agitação.

Camomila Romana: Traz confiança e ajuda a melhorar desequilibrios do sistema nervoso que afetam o trato digestivo.

Canela: Energizante e purifica o ambiente.

Jasmim: Acalma o sistema nervoso, alivia a TPM, relaxante.

Vetiver: Sedativos, equilibrante, reconfortante.

Você pode escolher o óleo de acordo com seu cliente, neste caso é muito importante que durante a ficha de avaliação você observe certas condutas do seu cliente como: irritabilidade, ansiedade, estress, tpm e etc, e após faça a escolha do óleo ideal.

Por exemplo, você atente um adoslecente com acne. A acne é um patologia que mexe com a auto-estima, prinicipalmente dos adolescente, use um óleo que ajude a diminuir a ansiedade, que o deixe mais confiante.

Assim, você potencializa seu tratamento estético com a Aromaterapia.

Faça com que seu cliente desfrute uma experiência de relaxamento durante a limpeza de pele, peeling, massagem corporal, drenagem, e assim por diante.

Sucesso!

Juliana Perardt

 

Juliana Perardt

Apaixonada pela Estética. Sou esteticista, geminiana, amante do rock ’n’ roll e corrida. Professora do Curso Superior de Estética. Ministro cursos de aperfeiçoamento destinados a profissionais de Estética, com 10 anos de experiência.

Website: http://www.julianaperardt.com.br