Axilas Escuras: Entenda como acontece!
Com certerza uma das queixas femininas é ter a axila escura, não só a axila mas também a virilha.
Para entendermos melhor vamos lembrar da caracteristica da pele. Nas regiões da axila e genitais durante a puberdade são regiões que sofrem grande estímulo hormonal. Neste momento temos a ativação das glândulas apócrinas. Estas glândulas estão localizadasem maior quantidade na axila, face e aréola mamária e são responsáveis pela liberação do suor contendo água, íons, uréia, lipídios e etc.
Na virilha por exemplo é uma das regiões onde temos maior número de melanocitos por mm². A pele é mais fina e tem um grande diferencial que favorece o escurecimento, são regiões de dobras e articulacoes, favorecendo o atrito.
Mas falando das axilas, nós mulheres temos um péssimo hábito… A grande maioria se depila no banho com gilete ou com cera. No banho tem a praticidade para se depilar, em menos de 1 minuto está pronto!
Mas, você sabia que foi realizado um estudo que mostra que 38% do material que sai na gilete é pele?Na depilação com cera, você também faz uma remoção de pele.
Acontece é que a frequencia de depilação é diferente. Com a gilete a cada 2 dias dependendo da mulher é necessário depilar novamente. Com a cera leva em médias de 10 a 15 dias, em algumas mulheres até mais dias.
Quando você se depila e na sequência faz uso do seu desodorante de costume você está sensibilizando a pele da sua axila. Por mais que você não sinta ardência ou sensibilidade. A grande maioria dos desodorantes- antiperspirantes contém sais de alumínio, cloreto de alumínio, cloridrato ou cloridóxido de alumínio. Este ativo tem pH mais ácido o que favorece a sensibilidade da pele da axila. Supondo que você se depile a cada dois dias e na sequência use seu desodorante.
Você faz um leve peeling toda vez que se depila, usa o desorante … suas chances de ter uma hiperpigmentação pós-inflamatória é bem grande.
A hiperpigmentação pós-inflamatória acontece após um processo inflamatório ou trauma. Ocorre a liberação de citoquinas que favorecem o aumento da atividade nos melanócitos na região.
Exite também um apelo com relação a utilização dos sais de alúminio e cancêr de mama. Para o Natural Cancer Institute (NCI) não há nenhuma evidência que seja conclusiva, a Anvisa compartilha por equanto da mesma opinião.
Confira estas dicas especiais para você que sofre com as axilas escuras:
1- Evitar usar o desodorante comum após a depilação (se você não consegue ficar sem desodorante, faça uso de algum desodorante orgânico pós-depilação).
2- Procure outros métodos de depilação com Laser , Luz Intensa Pulsada ou Fotodepilação. Automaticamente sua axila vai clarear (aconteceu na minha).
3- Existe hoje no mercado um desdorante que não mancha as axilas da Ada Tina – DOPPIA 48h, ainda oferece 48h de proteção.
4- Existem também desodorantes orgânicos, que não contém sais de alumínio. E também não causam irritação.
5- E realizar um tratamento clareador. Hoje as clínicas de estética oferecem inúmeros tratamentos que respeitam a fisiologia da região da axila. E em alguns casos o uso de cosmético clareador.
Agende uma avalição com um profissional de estética.
O importante é procurar uma alternativa para melhorar o aspecto escuro desta região.
Abaixo separei alguns desodorantes orgânicos:
- Phytoervas Paris: Desodorante em creme antitranspirante.
- Phebo: Possui uma gama grande de perfumes, nas versões aerosol, squeeze e roll on.
- Pedra Hume: É um cristal de alúmen de potássio, um mineral ativo dos desodorantes.
- Granado: Desodorante antitranspirante em vários perfumes, masculinos e femininos.
- Livealoe Natural Aloe Vera: livre de parabenos, liberadores de formol, sais de alumínio, fragrâncias e corantes sintéticos.
- Weleda Salvia: Eficaz, com ervas aromáticas. Fragrância refrescante de efeito duradouro.
Com carinho,
Juliana Perardt