Peelings! Chegou a hora!
Olá, amores!
O inverno chegou! E esta é a estação ideal para realizar tratamentos com peelings!
Você sabe por quê?
O Hemisfério Sul se inclina para longe do Sol durante o nosso inverno e em direção ao Sol durante o nosso verão. No inverno a altura do sol é menor, os dias mais curtos e há menos radiação solar.
Por isso, aproveitamos o inverno para realizar os procedimentos mais descamativos, inflamatórios e que possam sensibilizar a pele.
Afinal, o que é Peeling?
Peeling(to peel)deriva do inglês e significa descascar, despelar, e é exatamente isso que ocorre, a pele atual descama enquanto a pele nova se reconstitui.
Os peelings podem ser utilizados tanto com propósitos preventivos como terapêuticos.
Quais são tipos existentes de Peelings?
- Físico: quando a remoção é mecânica, realizada por agentes abrasivos. Os mais utilizados são os grânulos sintéticos, os minérios, as sementes de frutos e a sílica.
- Biológico: a descamação do epitélio é realizada por meio da ação proteolítica de enzimas. Elas vão promover a hidrólise da queratina, reduzindo a espessura da camada córnea.
- Vegetal (gommage): para este tipo de peeling, são usadas muculagens, gomas vegetais ou sintéticas. Essas preparações, ao entrarem em contato com o calor da pele, evaporam seu veículo, deixando uma película que, ao ser retirada com movimentos rotatórios, transforma-se em grumos que arrastam as impurezas e as células mortas.
- Químico: a descamação do epitélio é realizada por meio da ação queratolítica de certas substâncias em baixas concentrações. Em concentrações elevadas só deve ser utilizado por médicos.
Qual a profundidade do Peeling?
Muito superficial: afina ou remove o extrato córneo não criando lesão abaixo do estrato granuloso.
Superficial:cria necrose de parte ou de toda epiderme, em qualquer parte do estrato granuloso até a camada basal.
Médio:cria necrose da epiderme e de parte da derme papilar.
Profundo:cria necrose da epiderme e da derme papilar que se estende até a derme reticular média.
É importante lembrar que peelings de profundidade média e profunda devem ser realizados apenas por médicos.
Para nós, profissionais de Estética, existem fatores importantíssimos que influenciam na aplicação de substâncias ácidas: a concentração, a estrutura molecular, o tempo de aplicação e o pH.
Como escolher o melhor ácido?
1º Segurança: verificar o pH, a concentração e o peso molecular.
2º Ácidos x Indicação x Benefício x Foco no tratamento.
3ª Fototipo e sensibilidade de pele.
Indicações:
- Afinamento e compactação do extrato córneo;
- Dispersão de melanina – redução de manchas;
- Produção de colágeno;
- Redução da oleosidade da pele;
- Acne;
- Melhorar aspecto da pele;
- Reduzir pigmentação pós-inflamatória;
- Manchas e sequelas de acne;
Os peelings são maravilhosos, mas devemos prestar atenção nas contraindicações:
- Herpes ativa ou não;
- Ferimentos;
- Hipersensibilidade ao produto;
- Uso de alguns medicamentos, pós-cirúrgico, pós-procedimentos de depilação;
- Após laser ablativo etc.
Existem algumas situações em que o peeling pode agravar a pele, como na gestação, com eczemas e em pele bronzeada.
Conheça as principais substâncias utilizadas:
- Ácido Glicólico: o Ácido Glicólico tem o menor peso molecular de todos os AHAs e, portanto, atravessa a pele facilmente, dependendo do veículo, da formulação, do pH, do local de aplicação e da condição da pele em que está sendo aplicado. É derivado da cana-de-açúcar.
- Ácido Lático: o Ácido Láctico é um alfahidroxiácido, derivado do leite. O Ácido Lático encontra-se na pele e é conhecido pelo seu alto poder umectante. Aplicados na pele, este ácido e seus sais (lactatos) atuam como agentes antimicrobianos, reguladores de pH, hidratantes, umectantes, agentes rejuvenescedores e clareadores da pele.
- Ácido Cítrico: extraído principalmente do limão e da laranja, este ácido é uma das principais fontes naturais de alfahidroxiácidos e tem propriedades adstringentes e clareadoras.
- Ácido Mandélico: é um alfahidroxiácido obtido das amêndoas amargas e que é utilizado na cosmetologia para diversos tratamentos estéticos, como acne, hiperpigmentação, fotoenvelhecimento e imperfeições cutâneas. O ácido mandélico é um AHAs de maior peso molecular, isso quer dizer que ele penetra lentamente e age de forma gradativa sobre a pele.
- Ácido Salicílico: O Ácido Salicílico é um ácido aromático, popularmente conhecido como betahidroxiácido.Ele é usado em formulações de cosméticos,e está presente em uma grande variedade de produtos cosméticos.
Existe uma nova geração de substâncias químicas chamadas de polihidroxiácidos:
- Os polihidroxiácidos têm efeitos similares aos AHAs, mas não causam respostas de irritação ou sensibilidade. Os PHAs são representados pela gluconolactona e ácido lactobiônico.
- Fornecem propriedades hidratantes e umectantes, em comparação aos AHAs, e podem melhorar a função barreira, aumentando a resistência da pele a danos químicos.
Os peelings são multifuncionais. Melhoram o aspecto da pele, iluminando-a, hidratando-a, revitalizando-a… Eu amo!!
Porém, é necessário cuidar muito da pele neste período de tratamento, não é porque a incidência solar está menor, que podemos abusar do sol!
Algumas dicas para você garantir bons resultados durante o tratamento!
– Protetor solar: importante ser acima de FPS 30 e ter fator de proteção UVA. O UVA vem com a sigla PPD, sempre será um valor inferior ao FPS (1/3 para ser mais exata).
– Cuidado pré-peeling: estabeleça um programa de tratamento pré e pós-peelings.
– Tratamento de manchas: cuidar com peelings inflamatórios e associar ativos despigmentantes. É necessário entender o processo de formação da mancha.
– Orientação Home Care: além do protetor solar, é necessário indicar um higienizante, hidratante ou cosméticos específicos de tratamento (esta escolha será de acordo com o tipo de pele e com a proposta de tratamento).
-Documentação Fotográfica: importantíssimo. Ajuda a visualizar a evolução ou não do tratamento.
– Termo de Consentimento: no termo de consentimento, deve conter todas as informações relevantes aos cuidados, pré-peeling, pós-peelings, uso domiciliar e todas as orientações que você julgar necessárias.
Vou ficando por aqui!
Deixe seu feedback nos comentários!
Grande beijo,
Juliana Perardt